O Centro de Estudos Urbanos de Moçambique (CeUrbe), a Plataforma de Jovens Líderes de Moçambique e o movimento sociocultural Criar Moçambique formam 40 jovens activistas sociais, artistas, pessoas com deficiência e comunidade LGBTIQ+ em matéria de participação cívico eleitoral, género e inclusão social nos municípios das cidades de Chimoio e Quelimane.
Na cidade de Chimoio a formação iniciou hoje dia 28 de Junho e terminará no dia 31 de Junho de 2023 e conta com a participação de 20 jovens. Na cidade de Quelimane a formação será realizada entre os dias 5 a 7 de Julho de 2023, igualmente contará com a participação de 20 jovens.

Estas formações têm por objectivo aumentar a capacidade interventiva de jovens, incluindo mulheres, pessoas com deficiência e comunidade LGBTI+ para a produção de demandas no quadro da realização das eleições autárquicas de Outubro de 2023. As mesmas estão inseridas no âmbito do projecto “Juventude – Arte e Governação Inclusiva” financiado pelo CESC através do programa o IGUAL, financiada pelos Países dos Reinos Baixos.
Na sequência desta capacitação a equipa do consorcio irá dedicar mais um dia de trabalho para o estabelecimento do Observatório Juvenil e seu respetivo plano de actividades para as duas cidades. Pretende-se com esta ação.


