CeUrbe colabora com o projecto Cidade Caminhável

A directora e pesquisadora do CeUrbe, Géssica Macamo foi membro do grupo de jurados da segunda edição do prêmio cidade caminhável, promovido pelo Instituto Caminhabilidade, com apoio da Walk 21.  O prêmio tem por objectivo reconhecer e premiar projetcos e iniciativas realizadas por órgãos públicos em municípios brasileiros que tenham contribuído para melhoria da caminhabilidade. Na sua segunda edição 32 projectos, de 17 cidades e 7 Estados brasileiros candidataram-se, e 3 projectos foram vencedores. 


O projecto Rua da Gente foi o vencedor na categoria cidades pequenas. Este projecto “proporciona a relação entre as pessoas e a cidade, estimulando o brincar livre e a diversão de crianças e adultos, devolvendo as ruas para as pessoas, fortalecendo a identidade do território local, principalmente através do resgate de brincadeiras de rua, o que oferece autonomia e segurança”. 

O projecto Plano de Bairro foi vencedor na categoria cidades médias, o projecto “ viabiliza e promove a melhoria das condições de caminhabilidade da população local, contemplando, sobretudo, crianças, idosos, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência. Além das condições para caminhar, a iniciativa também melhora as condições sanitárias, a infraestrutura e os serviços básicos da população”. 

O projecto Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento, “ integrou física e ecologicamente dois importantes espaços públicos da cidade, promovendo uma continuidade ecológica com restauração e implantação florestal, o que é essencial para a sustentabilidade. A proposta também conta com a implantação de um parque com áreas de integração social, lazer e recreação. Já o projecto Ruas de Brincar abre espaço para que a população de Jundiaí se inscreva no programa e, após a autorização da prefeitura, abra o trecho da rua onde mora aos domingos e feriados promover diversas atividades”.