- Introdução
O Centro de Estudos Urbanos de Moçambique (CeUrbe) implementa o projecto #MeuPrimeiroVoto, no Município da Cidade de Inhambane. O projecto é baseado na componente de pesquisa e de intervenção social. A componente de pesquisa visa compreender e documentar as percepções que os novos eleitores (jovens dos 18-23 anos) têm sobre participação política, como estas percepções moldam as suas acções e narrativas políticas no dia-a-dia e como dinamizam a governação ao nível do município. A componente de intervenção social objectiva a consciencialização, potencialização, e capacitação novos eleitores em matérias de participação política e governação municipal; e sensibilizá-los a participarem do processo eleitoral municipal, na cidade de Inhambane, no dia 11 de Outubro de 2023.
O #MeuPrimeiroVoto é implementado no âmbito do programa da International IDEA intitulado “Apoio à Consolidação da Democracia em Moçambique”, financiado pela União Europeia (UE) e co-financiado pela Agência Austríaca para o Desenvolvimento (ADA). O programa foi concebido para apoiar o processo democrático em Moçambique através do apoio à capacidade e iniciativas de observação eleitoral nacional, acções de educação cívica e eleitoral, apoio a reformas eleitorais e desenvolvimento de capacidades das instituições eleitas e dos seus membros e funcionários.
Neste contexto, o CeUrbe pretende contratar um técnico de estatística, para auxiliar na interpretação de dados qualitativos da pesquisa sobre a percepção dos “novos eleitores” do Município da Cidade de Inhambane.
Objectivo Apresentar a perspectiva estatística dos dados sobre participação política dos novos eleitores e contribuir para a compreensão abrangente dos resultados da pesquisa.
- Escopo
A entidade contratada será responsável por analisar um questionário de 45 perguntas e um relatório de pesquisa em andamento e fazer :
- Avaliação da consistência e validade dos resultados qualitativos usando métodos estatísticos;
- Apoiar a confiabilidade das conclusões através de análises quantitativas;
- Explorar possíveis conexões entre resultados qualitativos e padrões quantitativos.
- Tradução dos insights estatísticos de maneira compreensível para pesquisadores e leigos.
- Requisitos técnicos
A entidade contratada deverá atender aos seguintes requisitos técnicos:
- Possuir nível superior em estatística; e
- Experiência comprovada na interpretação e apresentação de dados estatísticos;
- Entregáveis
Ao longo do trabalho serão requeridos:
- Um relatório de análise estatística baseado nos 4 pontos indicados no escopo.
- Processo de candidatura
Para candidatar-se à consultoria os interessados devem enviar:
- Curriculum vitae
- Proposta financeira
Os documentos acima devem ser enviados até o dia 19 de Novembro de 2023, para o email: comunicacao@ceurbe.org


